O climatério constitui uma importante fase da vida da mulher em que sinaliza o final do seu período reprodutivo (capacidade de gerar filhos) e o inicio da senilidade. Estudar e entender esse momento é de suma importância não só para a comunidade médica bem como para a sociedade. Cada vez mais as mulheres chegam nessa fase de vida em pleno apogeu de sua capacidade produtiva, com todos os recursos para manter-se bela, saudável e ativa. Geralmente ocorre a partir dos 45anos, embora esses limites etários sejam bastante variáveis, a partir desta idade os ovários começam a apresentar sinais de falência de produção de estrogênios, especialmente o estradiol, o que gerará toda uma cadeia de sintomas que vão desde alterações discretas no ciclo menstrual até o vigor dos famosos fogachos e outros sintomas que incomodam e alteram a rotina de vida da mulher.
Dentre as alterações endócrinas desta fase chama a atenção o Hipotiroidismo, que é a deficiência da produção de hormônios pela glândula tireóide. Sendo o hormônio tireoideano de fundamental importância para todas as células do corpo se conclui então os sérios acometimentos pelos qual o organismo feminino possa passar.
As principais manifestações clínicas do hipotiroidismo são: falta de disposição, intolerância ao frio, pele fria, seca e descamativa, desânimo, sonolência, edema (inchaço) especialmente nas pálpebras, queda de pelos e cabelos, anemia, ganho de peso, alterações menstruais (nas mulheres que menstruam). À medida que o quadro acentua aparecem alterações cardiovasculares, e nos casos mais graves pode acontecer derrame pericárdico e/ou pleural (alterações no coração e pulmões).
Apesar das doenças da tireóide serem freqüentes na população os exames de rastreamento com dosagens dos hormônios não são preconizados em todas as pessoas, porém nas mulheres acima de 45 anos fazem parte da avaliação da fase que antecede a menopausa.
Estar atenta para as modificações que ocorram em seu organismo garante qualidade de vida e saúde.
(Fontes: Halbe et all. Tratado de Ginecologia. Matsumura& Furlaneto-Hipotiroidismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário