quinta-feira, 15 de julho de 2010

O sol das férias e o risco para os lábios


Julho, praia, sol e férias; combinação que faz qualquer um respirar fundo e antecipar o prazer das merecidas férias. Especialmente se acrescentamos uma deliciosa rede embaixo de um coqueiral, ao sabor da brisa suave e o doce cântico do mar que beija as brancas areias da praia. Um maravilhoso cenário que nossas praias nordestinas, presente dos céus, nos brindam. Em julho, na nossa região o sol é farto durante o dia e as noites são amenas e refrescantes, uma maravilha de férias.
Mas, cuidado! Nesta época a exposição excessiva ao sol pode causar sérios malefícios à pele, que a longo prazo poderá desencadear processos degerativos malignos.
Os lábios especialmente os lábios inferiores estão sujeitos ao aparecimento de lesões benignas e malignas. As lesões traumáticas dos lábios são decorrentes de agressões crônicas provocadas pelo fumo, exposição solar, ressecamento, má higiene bucal, trauma dos dentes, lesões herpéticas expostas a radiação ultravioleta.
As lesões dos lábios ocorrem em 85% nos homens, estão relacionadas especialmente às profissões com maior exposição solar( ex: pescadores, lavradores). A maioria das lesões (99%) ocorrem na raça branca; acometem todas as idades porém sua maior frequência está nas faixas de 40 a 80 anos, o que demonstra a agressão contínua dos fatores causadores de dano à pele e mucosa dos lábios.
Apesar de ser uma localização de fácil identificação - os lábios, o aparecimento de uma úlcera(ferida), um nódulo (caroço) ou mesmo uma mancha são negligenciados. As pessoas protelam a ida ao médico, acham que não é nada e quando procuram a lesão já está avançada. Quando chega nesta fase o tratamento será uma cirurgia mutiladora que apesar da reconstrução plástica, o defeito será sempres perceptível e marcante, tornando a pessoa arredia e complexada.
Quando diagnosticado com precocidade uma pequena remoção da lesão será suficiente.
Nesta épocado ano, as pessoas de pele clara, olhos claros são as mais acometidas de insolação, quando exageram em busca da cor dourada, ou esquecidos de protegerem-se tem queimadura de primeiro ou segundo grau.
Chapéus,bonés, protetores solares, filtros são itens mandatórios. Cuidados com os horários de maior incidência de raios ultravioletas( após as 9 horas até as 15). Rompida a barreira de proteção do DNA no interior do núcleo celular por esses raios, será um caminho gradativo às mutações celulares.
Some-se uma vida inteira de exposição, fotoenvelhecimento, rugas, danos celulares,a pessoa na idade mais madura passa a apresentar câncer de pele e do lábios.
Usufruir do maravilhoso benefício dos raios solares em atalaia, no coqueiro ou na praia do futuro sem exagerar, garante uma cor saudável e o refazimento das energias. Aproveite julho e boas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário