terça-feira, 22 de junho de 2010

Teu alimento, teu remédio

O cancer é hoje um sério problema de saúde pública, por ser importante causa de morbimortalidade mundial. As taxas são em números crescentes e assusta não só a população mas também que lida com vidas. A despeito de uma série de inovações tecnológicas, vacinas ( Provenge - cancer de próstata, ainda inacessível devido ao alto custo), novas drogas - alvo como : Avastin, Herceptin, Nexavar, Mabthera,Erbitux, que impedem a proliferação das células tumorais sem afetar as células normais , ele continua como a bruxa má, solta e cruel a atormentar os desavisados transeuntes da vida. Mas essas novas drogas são avanços para o tratamento individualizado de cada paciente e o passaporte para o resgate de tantas vidas.
Mas, teoricamente a maioria das neoplasias são passíveis de prevenção.
Um grande número de fatores etiológicos ambientais que podem ser evitados, como: exposição esporádica ou sequencial a carcinógenos químicos, radiação ionizante, estados inflamatórios e infecciosos crônicos( bacterianos, virais e parasitários).
O estilo de vida da pessoa, o etilismo e o tabagismo são agentes causais passíveis de controle. Outros fatores que influenciam a taxa de incidência e mortalidade por cancer são: etnia, sexo, idade, estado nutricional. Este último vem sendo amplamente estudado , porque é a condição que cada pessoa pode interferir no seu estado de saúde e doença. É responsabilidade individual.
Desde a antiga Grécia que Hipócrates já proclamava: Que teu alimento seja o teu remédio.
A alimentação saudável e balanceada é rica fonte de nutrientes que previnem o cancer, ao tempo que evitam o processo inflamatório, importante fator no ciclo epigenético autopropagado que levam a herança transpaternal de fenótipo adquirido pelo ambiente e pode culminar no processo maligno das células. Portanto clones alterados, imortalizados ou mesmo neoplásico passam para a geração seguinte, originadas de mutações provocadas pelo estilo de vida e do ambiente.
A nutrição e a prevenção do câncer, foram temas que marcaram o IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer que aconteceu de 16 a 19 de junho de 2010, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário