Inusitado prazer, o de ser professor. De ver seus pupilos galgarem o topo.
No início do curso a surpresa, a expectativa com o novo, as aulas que pouco a pouco desvendam o misterioso mundo da saúde e das doenças, mas... Neste momento, já se observa a diferença de aptidão no olhar de cada um; a atenção e a curiosidade com que recebem cada palavra, cada novo ensinamento.
A busca do saber médico que move cada fibra interior do estudante de Medicina é, e será sempre o móvel que o impulsiona a vencer as dificuldades e pesadas cargas de compromissos que o curso requer. Alguns certamente não acompanharão as sutilezas de cada momento, a carga emocional, muitas vezes extrema que exige maturidade, bom senso e serenidade. Alguns perdem-se no burburinho de tantas ofertas do mundo das formas, outros inquietam-se com a ansiedade de seu próprio mundo interior e não conseguem harmonizar-se diante de tantas cobranças e expectativas que a vida e a sociedade lhes impõem.
Felizmente a maioria vence, olham sempre para frente, para o objetivo maior de suas vidas: Ser Médico - enfrentando obstáculos que crescem na medida que os desafios tornam-se maiores.
Queridos alunos, foi com grande felicidade que descobri novos talentos em vocês. Exultei com a felicidade de vocês, com o cântico de vigor juvenil que inova, impulsiona e renova a sociedade.
Fiquei imensamente feliz ao ver a alegria incontida estampada no rosto de seus ditosos pais e o clima de vitoria que inudou o ambiente da colação de grau e do baile de formatura.
Orgulhosamente a Universidade Federal do Piauí se sente, ao apresentar à sociedade seus alunos, hoje Médicos. A nossa instituição está segura e realizada, certa de que o porvir demonstrará o valoroso investimento de seis anos nestes jovens médicos.
Ficam aqui as lições do valioso reservatório da Medicina: O Saber Médico, que é constituido pelo conjunto primoroso de conhecimentos cientifico adquirido ao longo da história da Medicina, alavancado exponencialmente pelas aquisições modernas da informática e robótica, do crescente e vertiginoso volume de avanços médicos; zelo pelo próximo, respeito ao Sumo Criador e o reconhecimento das potencialidades, talentos e dons de cada um. Zelem por esse tesouro.
Felicidades, caríssimos colegas. Que as bênçãos dos céus aplainem a estrada de cada um, possibilitando-os exercerem uma Medicina digna e ética; um olhar de gratidão ao dom da vida em todos os momentos de suas: ETERNA VOCAÇÃO.
Meus respeitos e votos de muito sucesso.
Sua professora e colega:
Katia Marabuco.
domingo, 22 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)